segunda-feira, 1 de julho de 2013

Atividades diversificadas

Relato sobre as atividades diversificas

 
Em nossa rotina escolar, as atividades diversificadas acontecem duas ou três vezes por semana, porém de forma um pouco distinta da que foi descrita neste módulo. Ao introduzir essa proposta no início do ano, as crianças demonstraram vontade de participar de todos os “cantos” e mostravam-se frustradas quando o tempo não permitia isso. Então, conversamos e decidimos por um trabalho diversificado mais longo em que todos participariam de todas as atividades propostas.
A experiência deu certo e tem funcionado assim:

A sala é organizada em seis “cantos” (grupos de mesas e um espaço no chão) e a turma é dividida em seis grupos formados livremente pelas crianças. Cada grupo começa por uma atividade e, a cada 15 ou 20 minutos, os grupos mudam de lugar (rodízio), seguindo uma sequência combinada no início do período. Assim, ao final, todos os grupos passaram por todos os “cantos”.

As atividades propostas contemplam as seguintes áreas:

1.  Escrita – atividades ou jogos em que possam refletir sobre suas hipóteses a partir de intervenções da professora ou da interação com outros colegas.

2.  Matemática – jogos, atividades de sistematização ou situação problema que possa ser solucionada em grupo ou individualmente.

3.  Leituradiferentes portadores para que as crianças possam manusear e realizar leitura ou pseudoleitura (coletiva ou individual) de diferentes gêneros.

4.  Arte – diferentes formas de fazer Arte, com materiais variados, selecionados de acordo com cada proposta e colocados a disposição do grupo.

5.  Projetos – atividades referentes a estudos realizados nos projetos desenvolvidos durante o ano, que podem ser individuais ou coletivas e que serão expostas para a comunidade escolar.

6.  Atividade livre – massinha, brinquedos ou jogos que possibilitem a interação e que desenvolvam o respeito às regras e a socialização.

No início do ano a minha ajuda era solicitada constantemente, em todos os “cantos”. Foi necessário um trabalho contínuo de incentivo para que acreditassem na capacidade que tinham de realizar as atividades de forma mais independente e para que aprendessem a trabalhar em grupo, a enfrentar os conflitos e a buscar as melhores soluções para eles. Trabalho que valeu a pena, pois hoje as crianças mostram-se mais autônomas e responsáveis, concluem as tarefas sem que eu precise ficar junto ou insistindo para que o façam, participam dos trabalhos e jogos coletivos com tranquilidade e permitem que, durante o trabalho diversificado, eu acompanhe os grupos em uma atividade especial ou faça atendimento individualizado com crianças que apresentam determinadas dificuldades.
 
Professora Márcia Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário