Em nossa rotina escolar, as atividades
diversificadas acontecem duas ou três vezes por semana, porém de forma um pouco
distinta da que foi descrita neste módulo. Ao introduzir essa proposta no
início do ano, as crianças demonstraram vontade de participar de todos os
“cantos” e mostravam-se frustradas quando o tempo não permitia isso. Então,
conversamos e decidimos por um trabalho diversificado mais longo em que todos
participariam de todas as atividades propostas.
A experiência deu certo e tem funcionado assim:
A sala é organizada em seis “cantos” (grupos de mesas e um espaço no chão) e a turma é dividida em seis grupos formados livremente pelas crianças. Cada grupo começa por uma atividade e, a cada 15 ou 20 minutos, os grupos mudam de lugar (rodízio), seguindo uma sequência combinada no início do período. Assim, ao final, todos os grupos passaram por todos os “cantos”.
A experiência deu certo e tem funcionado assim:
A sala é organizada em seis “cantos” (grupos de mesas e um espaço no chão) e a turma é dividida em seis grupos formados livremente pelas crianças. Cada grupo começa por uma atividade e, a cada 15 ou 20 minutos, os grupos mudam de lugar (rodízio), seguindo uma sequência combinada no início do período. Assim, ao final, todos os grupos passaram por todos os “cantos”.
As atividades propostas contemplam as
seguintes áreas:
1. Escrita – atividades ou jogos em que possam refletir sobre suas hipóteses a
partir de intervenções da professora ou da interação com outros colegas.
2. Matemática – jogos, atividades de sistematização ou situação problema que possa
ser solucionada em grupo ou individualmente.
3. Leitura – diferentes portadores para que as crianças possam
manusear e realizar leitura ou pseudoleitura (coletiva ou individual) de diferentes
gêneros.
4. Arte – diferentes formas de fazer Arte, com materiais
variados, selecionados de acordo com cada proposta e colocados a disposição do
grupo.
5. Projetos – atividades referentes a estudos realizados nos
projetos desenvolvidos durante o ano, que podem ser individuais ou coletivas e
que serão expostas para a comunidade escolar.
6. Atividade
livre – massinha, brinquedos ou
jogos que possibilitem a interação e que desenvolvam o respeito às regras e a
socialização.
No início do ano a minha ajuda era
solicitada constantemente, em todos os “cantos”. Foi necessário um trabalho
contínuo de incentivo para que acreditassem na capacidade que tinham de
realizar as atividades de forma mais independente e para que aprendessem a
trabalhar em grupo, a enfrentar os conflitos e a buscar as melhores soluções para
eles. Trabalho que valeu a pena, pois hoje as crianças mostram-se mais
autônomas e responsáveis, concluem as tarefas sem que eu precise ficar junto ou
insistindo para que o façam, participam dos trabalhos e jogos coletivos com
tranquilidade e permitem que, durante o trabalho diversificado, eu acompanhe os
grupos em uma atividade especial ou
faça atendimento individualizado com
crianças que apresentam determinadas dificuldades.
Professora Márcia Cristina
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