Sequência didática para estimular o jogo simbólico
Publicada na Revista Nova Escola
Quanta profissão legal!
Denise Maria Milan Tonello
Tempo
previsto: 6 meses
Objetivos:
Desenvolver
conhecimentos sobre a vida social Favorecer a valorização de variados grupos
Enriquecer o repertório para o faz-de-conta
Conhecimento
sobre o que consiste a maioria das profissões existentes na comunidade:
características, curiosidades, sua importância na sociedade Uso de
procedimentos de pesquisa, como a busca de informações em fontes variadas:
livros, revistas, enciclopédias, depoimentos Planejamento e realização de
entrevistas com especialistas e profissionais da comunidade e utilização da
linguagem oral em situações que requeiram formular e responder perguntas ou
falar sobre cada profissão Reflexão sobre a construção da língua escrita, a
partir da familiarização com a escrita dos nomes das profissões
Baú
e instrumentos diversificados que caracterizem diferenciadas profissões
Materiais de pesquisa: livros, revistas, enciclopédias, obras de arte Materiais
reciclados para a confecção dos uniformes para o desfile
1)
Em
roda de conversa, fazer um levantamento das profissões dos pais e membros da
comunidade e em que consiste cada uma delas
2)
Fazer
uma lista das profissões conhecidas (essa lista deverá ser complementada ao
longo do projeto e poderá servir com referência para a leitura ou escrita do
nome das profissões)
3)
Baú
das profissões: coletar instrumentos que caracterizam algumas das profissões e
propor situações de leitura a partir do nome da profissão e dos objetos
(FOTÓGRAFO – máquina fotográfica / MÉDICO – estetoscópio / COZINHEIRA – colher
de pau)
4)
Organizar
pesquisas de campo e entrevistas com os pais para conhecer e compreender a
importância de cada uma das profissões
5)
Ampliar
o repertório de profissões existentes a partir da pesquisa em contos de fadas e
obras de arte (Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros)
6)
Organizar
um painel de registro com textos coletivos sobre cada profissão, além do
material de pesquisa coletado ao longo do projeto
7)
Deixar
que cada criança escolha uma das profissões para o desfile
8)
Observar
roupas e imagens dos uniformes e produzir desenhos de observação que sirvam
como referência para a confecção das roupas para o desfile
9)
Incentivar
a elaboração de uma pequena explicação para cada uma das profissões – a
narração será realizada durante o desfile
10)
Convidar
os pais para uma “Oficina de Fantasias” – disponibilizar materiais de baixo
custo para viabilizar a produção dos uniformes.
Desfile
dos uniformes de cada profissão para toda a comunidade escolar, com narração do
que consiste cada profissão escolhida e sua importância para a comunidade.
No
faz-de-conta ou nos cantos para estimular a fantasia e a vivência de outros
papéis, observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o
conhecimento adquirido durante as brincadeiras.
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