segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sequência didática - Profissões

Sequência didática para estimular o jogo simbólico
Publicada na Revista Nova Escola
 

Quanta profissão legal!
Denise Maria Milan Tonello


Tempo previsto: 6 meses

Objetivos:

Desenvolver conhecimentos sobre a vida social Favorecer a valorização de variados grupos Enriquecer o repertório para o faz-de-conta

 
Conteúdos de aprendizagem:

Conhecimento sobre o que consiste a maioria das profissões existentes na comunidade: características, curiosidades, sua importância na sociedade Uso de procedimentos de pesquisa, como a busca de informações em fontes variadas: livros, revistas, enciclopédias, depoimentos Planejamento e realização de entrevistas com especialistas e profissionais da comunidade e utilização da linguagem oral em situações que requeiram formular e responder perguntas ou falar sobre cada profissão Reflexão sobre a construção da língua escrita, a partir da familiarização com a escrita dos nomes das profissões

 
Materiais e/ou recursos didáticos:

Baú e instrumentos diversificados que caracterizem diferenciadas profissões Materiais de pesquisa: livros, revistas, enciclopédias, obras de arte Materiais reciclados para a confecção dos uniformes para o desfile

 
Etapas previstas:

1) Em roda de conversa, fazer um levantamento das profissões dos pais e membros da comunidade e em que consiste cada uma delas

2) Fazer uma lista das profissões conhecidas (essa lista deverá ser complementada ao longo do projeto e poderá servir com referência para a leitura ou escrita do nome das profissões)

3) Baú das profissões: coletar instrumentos que caracterizam algumas das profissões e propor situações de leitura a partir do nome da profissão e dos objetos (FOTÓGRAFO – máquina fotográfica / MÉDICO – estetoscópio / COZINHEIRA – colher de pau)

4) Organizar pesquisas de campo e entrevistas com os pais para conhecer e compreender a importância de cada uma das profissões

5) Ampliar o repertório de profissões existentes a partir da pesquisa em contos de fadas e obras de arte (Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros)

6) Organizar um painel de registro com textos coletivos sobre cada profissão, além do material de pesquisa coletado ao longo do projeto

7) Deixar que cada criança escolha uma das profissões para o desfile

8) Observar roupas e imagens dos uniformes e produzir desenhos de observação que sirvam como referência para a confecção das roupas para o desfile

9) Incentivar a elaboração de uma pequena explicação para cada uma das profissões – a narração será realizada durante o desfile

10) Convidar os pais para uma “Oficina de Fantasias” – disponibilizar materiais de baixo custo para viabilizar a produção dos uniformes.

 
Produto final:

Desfile dos uniformes de cada profissão para toda a comunidade escolar, com narração do que consiste cada profissão escolhida e sua importância para a comunidade.

 
Avaliação:

No faz-de-conta ou nos cantos para estimular a fantasia e a vivência de outros papéis, observe se as crianças enriqueceram o jogo simbólico e utilizaram o conhecimento adquirido durante as brincadeiras.





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